top of page

TRANSMUTAÇÃO DA CARNE

performance

A performance TRANSMUTAÇÃO DA CARNE, concebida pelo artista visual baiano Ayrson Heráclito, conta com a participação de performers que são convidadas/os a vestirem roupas feitas de carne de charque, e são marcadas/os a ferro quente com insígnias de senhores de engenho da Bahia colonial.

 

Dodi participou da performance na ocasião da sua execução em 2015 no SESC Pompéia (São Paulo), no quadro da ocupação expositiva Marina Abramovic + MAI: Terra Comunal. Destaca-se que esta foi a ação de abertura da exposição, que contou com a presença de Marina Abramovic.

Transmutação da carne

Nasceu em 1994 e foi apresentada em uma variedade de formatos. Ayrson Heráclito não acredita em suportes, mas em estratégias artísticas que dão materialidade e poder a uma cultura. 3 A ação ocorreu, originalmente, no evento Ação: performance art no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, em Salvador – BA, em 2000; foi reapresentada em forma de videoinstalação em 2005, em Koblenz, Alemanha; e ganhou notoriedade quando foi selecionada para integrar a mostra Terra Comunal de Marina Abramovic, no Sesc – SP em 2015. Trata dos escárnios sofridos pelo corpo humano negro escravizado. Esses corpos foram, segundo Hall (2003, p. 342– 343), “[...] os únicos espaços performáticos que nos restavam e que foram sobredeterminados de duas formas: parcialmente por suas heranças, e também determinados criticamente pelas condições diaspóricas nas quais as conexões foram forjadas”. (FERREIRA, Luiz Carlos. CAMARGO, Denise. NARRATIVAS CORPO RITUALIZADAS: ARTE E PODER NA PERFORMANCE DE AYRSON HERÁCLITO. In: Anais do 25o Encontro da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadoras/es em Artes Plásticas. Porto Alegre / RS, 2016).

CLIPPING

bottom of page