top of page

TETAGRAFIAS

performance

A performance TETAGRAFIAS, concebida e executada pela artista paulistana Dodi Leal, estreou em Coimbra, Portugal, em dezembro de 2017, no quadro de sua residência artística no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

Em perspectiva de instalação, a performance visa simular no espaço um ambiente médico-cirúrgico de modificação corporal da região dos peitos. Fruto da pesquisa de Doutoramento de Dodi Leal sobre transgeneridades, a performance tem como objetivo estimular a vivência artística e interativa de participantes com os mecanismos de modificação corporal, que têm vindo a ser tomados indevidamente como a única condição da existência de pessoas transgêneras.

A performance compõe material de pesquisa da tese que conferiu o título de Doutora à Dodi e este elemento também é trazido para a cena com a experimentação clínica-performativa do lugar da Doutora Travesti que consulta as pessoas participantes (na maioria cisgêneras) sobre sua relação poética com os seus peitos. Na ação da performance há o direcionamento, depois da "consulta", para que cada participante dirija-se a uma "mesa de cirurgia" onde encontram-se a impressão em fotografia de vários peitos.

 

A performer e seu assistente pedem, então, para que a pessoa "Escolha uma teta e tire uma foto!". Tendo em vista a perspectiva contrassexual de Paul Preciado, que, dentre outras propostas, trata da desgenitalização no sentido de erogenizar outras regiões do corpo, cada participante é convidada/o a escolher onde quer posicionar as tetas em seu corpo (podendo usar mais de uma foto) e realizar a cirurgia fotográfica.

A performance TETAGRAFIAS é inédita no Brasil.

A performance TETAGRAFIAS compõs a pesquisa de doutorado intitulada Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral, defendida em 2018 por Dodi Tavares Borges Leal no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com orientação do Prof. Dr. Luis Guilherme Galeão da Silva, e bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com realização de estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos, com supervisão do Prof. Dr. Fernando Matos de Oliveira.

FICHA TÉCNICA

Criação, realização e produção fotográfica: Dodi Leal

Colaboração artística em Coimbra (PT): André Rosa

Registro fotográfico da realização em Coimbra (PT): Daniela Proença

CLIPPING

bottom of page