EROSÃO
dança
EROSÃO é um espetáculo de dança que coloca em cena um processo de degradação de coreografias e elementos tradicionais da história da dança cênica. A montagem original é de 2012, com recomposição em 2014.
O movimento de uma cortina vermelha de veludo é coreografado para fazer os cortes de cena como no processo de montagem de um filme. Em cena um homem dança fragmentos coreográficos tendo como pano de fundo a presença de muitas pessoas que cruzam o espaço comum da dança, são pessoas que trazem à cena sua pulsação de dança (algumas delas são artistas profissionais, como Dodi Leal que participou da composição em 2014).
Com trilha sonora ao vivo, o espetáculo conta com a participação da tradicional banda de rua Xupisco, um flautista, uma música composta para motocicleta e duas cantoras que dialogam com trechos da referência clássica da dança cênica, O lago do cisne.















O espetáculo de dança EROSÃO foi apresentado na Ocupação Âmbargris - Cerco Coreográfico, contemplado por Edital de Ocupação para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, em 2014.
Erosão no site do Cerco Coreográfico: https://cercocoreografico.hotglue.me/?erosao
FICHA TÉCNICA
Criação: Andreia Yonashiro e Robson Ferraz
Direção: Andreia Yonashiro
Homem Erosão: Robson Ferraz
Convidados: Adriana Santos, Banda Xupisco, Bárbara Freitas, Caio Zanuto, Djalma Moura, Dodi Leal, Edson Calheiros, Gabriel Sanchez, Henrique Ávilla, Letícia Tadros, Luana P. Costa, Mainá, Maria da Silva, Mercer Ribeiro, Pedro Sanchez, Ralph Barnard, Renato Vasconcelos, Regina Xavier, Rosana Ferreira, Roseli Fernandes, Telmo Rocha, Valéria Matos e Umbelina dos Anjos.
Cenografia: Rogério Cândido
Figurinos de Robson Ferraz: Maurício Leonard e Mikael Guedes
Trilha Sonora: Andreia Yonashiro e Robson Ferraz
Composição de música para moto: Daniel Fagundes
Projeto Gráfico: Andreia Yonashiro
Fotos: Andreia Yonashiro e Rafaele Garcia
Realização: Plataforma Desvio e Cerco Coreográfico
Gravação: Isabelle White
Edição: Dodi Leal
Produção Audiovisual: DOArouche Cultura Audiovisual